Uma postagem feita no Facebook mostra uma adolescente com uma doença rara e que supostamente teria sido curada por um milagre. O texto é curto e é escrito em primeira pessoa, como se a autora fosse a adolescente. Possui características de hoax, como por exemplo a confirmação de autoria, ausência de informações como local, data, qual doença seria, etc…Há ainda frases de efeito pedindo curtidas e compartilhamentos. Como se essas medidas causassem o efeito de propagação da crença no milagre.

Em uma busca reversa de imagens foi possível encontrar o caso de Paula Scopel de Souza. Ela foi diagnosticada com a síndrome de Stevens-Johnson, uma incomum reação que acomete sete a cada um milhão de pessoas. Em entrevista concedida à RS-TV, Paula e sua família relatam que após um diagnóstico tardio e alguns de dias de internação o quadro antes desesperador foi modificado para uma melhora significativa.  

 

A reação positiva ao tratamento foi considerada pela família um milagre. Segundo relatos da mãe de Paula, os médicos responsáveis não souberam explicar em detalhes quando foi que a doença recuou. O que se sabe é que um ano após a internação, a adolescente estava apenas com algumas manchas nada prejudiciais.

Casos como o de Paula incitam o leitor a não questionar a veracidade das informações. Apenas o pequeno texto e as fotos causam impactos emocionais. O problema desse tipo de publicação não é se a notícia é verdadeira ou não, num primeiro momento. É como essa informação está sendo veiculada. Se fosse falsa, circularia da mesma forma. As pessoas são levadas pelas crenças a replicar esse tipo de conteúdo. É preciso ter cuidado para não se deixar levar apenas pela vontade de “atestar um milagre” e sim pela racionalização do que está sendo apresentado.

Fonte: http://www.e-farsas.com/garota-desenganada-pelos-medicos-ora-na-igreja-e-curada-milagre.html

METADADO DESCRIÇÃO
Título Aparente milagre cura moça com doença rara
Data Novembro de 2015
Assunto Milagre
Idioma Português
Tema Religião/saúde
Origem Facebook
Autor CCB Servos de Deus
Atores Paula Scopel de Souza
URL https://www.facebook.com/servosccbjesustechama/photos/a.504388143073225/523464191165620/?type=3&ifg=1
Canal de veiculação YouTube/WhatsApp/Facebook
Formato Audio-visual
Relação Realmente a garota estava doente.
Ranking Muito disseminado
Conjunturas de divulgação Esse tipo de postagem pode voltar a circular em diversas circunstâncias, principalmente para ser usado como argumento para justificar que a medicina é falha e que a cura vem mais da crença do que a ação humana.