Um usuário do Facebook quis fazer alarde sobre os preços praticados por uma empresa administradora de estacionamentos no Rio de Janeiro, porém acabou confundindo logomarcas e apenas divulgou uma desinformação sem nenhum sentido.

Consultando os sites da empresa e da instituição religiosa logo se vê que as logomarcas são bastante diferentes. A concessão para administração do estacionamento foi autorizada pela prefeitura do Rio, porém a empresa administradora tem as iniciais de Rafael Danan, por essa razão, Grupo RD. Uma rápida consulta ao CNPJ da empresa poderia ter evitado a confusão.

Quando há um escândalo como o que ocorreu envolvendo o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, podem surgir outras notícias de casos relacionados. Ao mesmo tempo surgem postagens que tentam enganar pessoas que não se dispõem a procurar por fontes seguras e acabam por compartilhar conteúdos de sem identificação de autoria nas redes sociais.

As intenções de quem produz esse tipo de “alarme-falso” em forma de “notícia” não são claras. Pode ter havido apenas um descuido e a confusão das logomarcas, ou uma tentativa descarada de associar uma prática de administração abusiva à instituição religiosa. Seja qual fosse a intenção, é necessário que os usuários da rede fiquem mais atentos ao compartilhar certos conteúdos.

Fonte: https://www.boatos.org/religiao/grupo-rd-universal-estacionamento-rio.html

METADADO DESCRIÇÃO
Título Estacionamento estaria sendo gerido por IURD
Data Julho de 2017
Assunto Vídeo mal intencionado
Idioma Potuguês
Tema Religião
Origem Facebook
Autor Indeterminado
Atores Empresa gestora de estacionamentos
URL https://www.facebook.com/a.c.albieri/videos/1673349256116073/
Canal de veiculação Facebook
Formato Audio/visual/textual
Relação A empresa realmente gerencia o estacionamento, mas não é uma ramificação da IURD.
Ranking Pouco disseminado
Conjunturas de divulgação Gravação feita com a pretensão de registrar um protesto, mas sem fundamento.