Investigadores de Fake News

Investigadores de Fake News

Aqui estão listados alguns sites nacionais e internacionais que investigam fake news que se propagam pela internet.

ComPROVA

O Projeto Comprova é uma iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos que reúne jornalistas de 43 veículos de comunicação brasileiros para descobrir e investigar informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 que foram compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens.

Agência Lupa

A Agência Lupa, criada em novembro de 2015, é a primeira agência de notícias no Brasil a se especializar em Fact-Checking. Seu principal investidor é a Editora Alvinegra, responsável pela Revista Piauí, dona do site na qual a agência se aloca atualmente.
São ofertados pela organização, serviços como a a análise e correção das informações encontradas em noticiários e outros meios de comunicação. Estas análises são publicadas no site da agência e vendidos para outros veículos de comunicação. A Lupa também promove um programa de treinamento e capacitação nas noções básicas de fact-checking.

Boatos.org

Fundado em Junho de 2013, pelo jornalista Edgard Matsuki. Existe em uma versão em espanhol chamada Hablillas.org, que foi feito após o sucesso do Boatos.org e nos mesmos moldes, foi criado como forma de atender um maior número de usuários e dessa forma pode apresentar notícias que podem vir a ser mais relevante para outros países da América Latina.
Grande parte de seu conteúdo provém de material viral como boatos e hoax que se popularizam em variadas redes sociais.

E-farsas

Criado no dia Primeiro de Abril de 2002 por Gilmar Lopes, com o intuito de desmitificar as histórias popularmente compartilhadas na Internet de uma forma acessível à todos. Seu conteúdo em sua maioria vem de recomendações de seus internautas que em sua maioria pedem uma avaliação de histórias virais que circulam pela rede.

Ground

É um aplicativo que busca uma forma de Fact-cheking em tempo real e com uma avaliação feita de forma imparcial. A Inteligência Artificial do aplicativo seleciona notícias de mais de 10.000 portais de notícias e repassa a informação para os usuários que se encontram nas proximidades do evento relatado, para que os mesmos possam relatar a veracidade da notícia e colocar cometários corrigindo-a. O aplicativo também permite que os próprios usuários noticiem eventos com fotos e vídeos, que também são repassados para outros usuários próximos avaliarem a credibilidade. Caso um usuário tenha suas avaliações e comentários confirmados sua Credibilidade no ranking do aplicativo sobe, que além de constar em seu perfil também permite a liberação de privilégios exclusivos dentro do aplicativo.

International Fact-Checking Network

Foi criado em Setembro de 2015 pela Ponyter, uma organização sem fins lucrativos com foco em estudo do jornalismo e outros estudos midiáticos, como um setor em que fosse possível o desenvolvimento do Fact-Checking e uma plataforma em que várias empresas que exercem esse mesmo serviço ao redor do globo e poder compartilhar e promover práticas e conhecimento no campo.
Em 2018, conta com cerca de 50 organizações por todo o planeta que seguem à risca seu código de conduta e divulgam a importância de checar a veracidade dos fatos.

Politifact

Politifact começou em 2007 como um projeto da Tampa Bay Times e em 2018 foi transferida para a empresa Ponyter, com o objetivo de se tornar completamente uma organização sem fins lucrativos. Inicialmente tinha seu financiamento pelo Tampa Bay Times, após mudança de domínio para Ponyter se sustentam com receita gerada por parceiras de conteúdo, publicidade online e doações.
A equipe da Politifact deixa claro que não é influenciada pelos seus financiadores ou por possíveis doadores, para manter uma visão imparcial e precisa durante a avaliação das afirmações políticas do site.
Criou sites parceiros como o Politifact Florida, que foca nas notícias do estado e o Pundifact checa as afirmações de apresentadores influentes da mídia, sendo estudiosos no assuntou ou não.

Snopes

Snopes é um site criado em 1994 por David Mikkelson, como uma forma de investigar lendas urbanas e com o tempo adotou e ajudou a formar as técnicas de fact-checking usadas atualmente. O site é referência de pesquisa para interessados em rumores, hoaxes e assuntos relacionados. O site sobrevive de anúncios e doações de seus internautas.