Várias imagens de candidatos à presidência com números alterados estão sendo compartilhadas nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram e Whatsapp com a intenção clara de desinformação. Uma das alterações mais difundidas e que possui o maior número de versões diferentes de arte é a que associa Lula com o número 17, número do candidato Jair Bolsonaro, compartilhada sob a hashtag #Lula17.

As mensagens inicialmente eram compartilhadas com o intuito de sátira por páginas ligadas a candidatos de direita, porém conforme as imagens chegaram a outras redes sociais o contexto do compartilhamento sofreu alterações.  A maior viralização aconteceu através do Whatsapp, onde as mensagens acompanhadas de discursos acaladorados de ataque ou defesa dos políticos protagonistas da alteração, se espalharam como se fossem propaganda real dos candidatos. Para evitar cair nesse tipo de golpe é necessário escolher bem as fontes de informação, os perfis oficiais dos candidatos nas redes sociais é a melhor opção, e não acreditar em mensagens e imagens de candidatos recebidas por Whatsapp.

METADADO DESCRIÇÃO
Título Imagens de Lula são compartilhadas em redes sociais com números alterados
Data Agosto de 2018
Assunto Eleição
Idioma Português
Tema Política
Origem Facebook
Autor Desconhecido
Atores Lula
URL
Canal de veiculação WhatsApp/Facebook/Twitter/Instagram
Formato Textual
Relação Aproximação da eleição
Ranking Muito disseminado
Conjunturas de divulgação Com a maior parte do marketing político sendo realizado através das ferramentas oferecidas pelas redes sociais, alterações desses tipo começam a ser comuns na tentativa de desinformação dos eleitores.