Uma das variações mais perigosas das fake news na área da saúde são as que abordam os tratamentos alternativos, incitando pessoas a consumir misturas que podem ser prejudiciais a saúde e até mesmo o consumo de remédios não regulados pelo Ministério da Saúde. O câncer é um dos principais temas desse tipo de notícia, a promessa de uma cura milagrosa e fácil, geralmente indicada por médicos ou centros de saúde estrangeiros, associada a manchetes sensacionalistas causam uma enorme desinformação e seu grande apelo ao emocional dos doentes faz com que a disseminação seja extremamente rápida.

Um exemplo desse tipo de notícia é a de que limonada quente destrói as células cancerígenas. A informação circula pela internet e redes sociais há anos e periodicamente é reformulada com novos atores e adição de novas informações pseudocientíficas. A versão mais recente afirma que o professor Tchen Horin, diretor de um hospital da China, diz que uma simples mudança de hábito, associada ao consumo de limonada quente, pode curar o câncer.

A notícia está sendo compartilhada em redes sociais, com destaque especial para grupos do Facebook sobre saúde e produtos naturais. Sua estrutura é típica de fake news: um texto de caráter alarmista pede para a pessoa compartilhar a informação com terceiros, há a repetição excessiva dos termos “limonada” e “câncer” na tentativa de enfatizar a desinformação e em nenhum momento é citada uma referência de um estudo científico que comprove a existência de uma ligação entre os dois. Além das redes sociais, diversos blogs com temáticas variadas replicam a informação, um exemplo é o “Futebol Bagual“.

METADADO DESCRIÇÃO
Título Limonada quente destrói células cancerígenas
Data Junho de 2018
Assunto Câncer – Limonada
Idioma Português
Tema Saúde
Origem Facebook/Blogs
Autor Desconhecido
Atores Tchen Horin
URL Futebol Bagual, Confamil, Recanto das Letras, Cidade Esperança 7, entre outros.
Canal de veiculação Facebook/Instagram/Blogs
Formato Textual/Imagem
Relação Não há relação com fatos
Ranking Muito disseminado
Conjunturas de divulgação Fake news sobre tratamentos alternativos, quando não associadas a intenção de venda de algum produto “natural”, tem a finalidade de desinformação e incentivo à descrença em órgãos oficiais que supostamente não “divulgam a informação ao público.”