Um vídeo que circulou nas redes sociais em junho de 2017 mostra um grupo de homens reunidos em um local indeterminado, a princípio gritando frases em um suposto culto demoníaco. A qualidade da imagem é ruim e há uma “legenda” mal feita que, em espanhol tenta traduzir o que os homens gritam. O texto da legenda é controverso pois se os homens realmente fossem ateus não estariam evocando demônios. Há menções a Charles Darwin e Richard Dawkings, notórios nomes da ciência nas áreas de biologia. A intenção é clara em perpetuar o pensamento que contradiz os estudos científicos sobre a Evolução.

Uma breve pesquisa sobre o vídeo mostra que o mesmo trata de uma apresentação Haka. A Haka é uma tradição de povos Maori. Os movimentos e palavras que parecem agressivos eram para intimidar adversários em conflitos. Hoje em dia são para homenagear pessoas ou em eventos esportivos (CAFEO, MARQUES, 2012, p. 7).

Os homens no vídeo original são estudantes e a Haka foi o modo como eles puderam homenagear um professor querido que havia falecido. O vídeo pode voltar a circular com outras legendas, já que o idioma Maori não é popular fora da Oceania.

Fonte: CAFEO, Marta Regina Garcia; MARQUES, José Carlos. Esporte, cultura e identidade: os desafios comunicacionais do rúgbi no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIêNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 35., 2012, Fortaleza. Anais… . Fortaleza: Intercom, 2012. p. 1 – 16. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/sis/2012/resumos/R7-0589-1.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2018.

METADADO DESCRIÇÃO
Título Vídeo de homenagem é manipulado para parecer saudação satanista
Data Junho de 2017
Assunto Vídeo manipulado
Idioma Espanhol/Maori
Tema Religião
Origem WhatsApp
Autor Indeterminado
Atores Estudates da Nova Zelândia
URL Não se aplica
Canal de veiculação WhatsApp/Facebook
Formato Audio/visual/textual
Relação Não há relação com fatos
Ranking Viral: Muito disseminado
Conjunturas de divulgação Vídeo com legendas inseridas para espalhar discurso de ódio.