Com a proximidade das eleições as fake news políticas se proliferam na internet, o mais alarmante é a velocidade da viralização e forma desenfreada como os autores de fake news se utilizam das redes sociais para dar maior visibilidade a notícia falsa.

A mais recente vítima dessa categoria foi a pré-candidata à presidência Manuela D’Ávila associada a um print em que diz que “abortar é a única saída pra não criar filho de vagabundo sozinha”, ao que se segue uma resposta de outro pré-candidato, Jair Bolsonaro, que comenta “não dar pra vagabundo é outra saída. Grande abraço!”. A suposta data do print é “6 de maio de 2018 às 22:01”

O primeiro indício de falsidade da notícia é a falta do símbolo de verificação que o facebook, o selo de autenticidade do perfil, que ambos possuem. Uma pesquisa pelo texto do print leva a um site chamado “dopl3r”, que oferece uma ferramenta online para criação de “memes”, a versão original do print está lá, seus personagens são duas pessoas comuns em uma discussão sobre aborto em um grupo fechado do facebook.

Fonte original utilizada para construir a fake news

Uma verificação rápida no código fonte da página do “meme” no dopl3r mostra que a data de sua criação é 07 de maio de 2018 às 16:50, um dia depois do suposto post da pré-candidata, o que mostra que a notícia envolvendo Manuela D’Ávila e Jair Bolsonaro é falsa.

O curioso é que no caso dessa fake news, mesmo após a ampla divulgação de sua falsidade por sites como Boatos.org e Veja, a notícia continuou a ser divulgada, principalmente por apoiadores de Jair Bolsonaro, com uma construção gráfica diferente, associando desta vez a origem das mensagens ao twitter.

A notícia é falsa, jamais houve tal diálogo entre os pré-candidatos, a informação se utiliza de uma opinião controversa sobre uma tema sensível para desmoralizar a pré-candidata Manuela D’Ávila.

METADADO DESCRIÇÃO
Título Manuela D’Ávila diz que aborto evita ‘criar filho de vagabundo’
Data Maio de 2018
Assunto Política – Eleições — Aborto
Idioma Português
Tema Política
Origem Facebook
Autor Desconhecido
Atores Manuela D’Ávila – Jair Bolsonaro
URL  —
Canal de Veiculação Redes Sociais
Formato Textual e Visual
Relação Eleições 2018
Rank Viral: muito disseminado
Conjunturas de divulgação Notícia criada em uma tentativa de desmoralizar a pré-candidata Manuela D’Ávila.