A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas é um projeto com metas e objetivos a serem cumpridas pelos países participantes e contribuírem para o desenvolvimento da civilização humana e do planeta. Com a publicação de um documento dessa escala, é normal a aparição de várias notícias atribuições erradas aos planos, como pode ser visto a seguir.

A notícia interpreta o objetivo 16.9, que trata do direito de todo cidadão de ter a certidão de nascimento, como um plano de colocar um chip em toda a humanidade como forma de identificar e manter um banco de dados de todo o mundo em um único lugar. A notícia viralizou e teve suas versões no Brasil, em alguns casos acusando a organização de buscar uma forma de escravizar a humanidade com o chip.

Como pode ser conferido no projeto, não existem menções em nenhum lugar é dito a implementação de um chip, apenas os planos para garantir o direito de identificação e certidão de nascimento de todos. É comum em notícias falsas a vilanização de grande organizações por ser algo “inesperado” e que vai abalar e mudar de alguma forma a vida das pessoas, mas em muitos casos, é apenas especulação baseada nas crenças e outros boatos ouvidos pela pessoa.

METADADO DESCRIÇÃO
Título ONU planeja implementar chip de identificação em todo o mundo até 2030
Data 2015
Assunto ONU
Idioma Inglês
Tema Ciência e Tecnologia – Política
Origem Site
Autor Prophecy New Watch
Atores Facebook – Whatsapp
URL web.archive.org/web/20151106012430/www.prophecynewswatch.com/2015/November03/031
Canal de Veiculação Facebook
Formato Textual
Relação Sim – Agenda 2030 da ONU
Rank Viral: muito disseminado
Conjunturas de divulgação A Organização das Nações Unidas em sua Agenda 2030 inclui a implementação de um chip de identificação mundial.