O ato de protestar uma dívida é uma ação com o objetivo de se cobrar uma dívida publicamente. Uma suposta carta de protesto de dívidas foi bastante compartilhada por Facebook e Whatsapp em maio de 2017 afirmando que a Igreja Universal do Reino de Deus estaria registrando protestos de devedores de dízimo. Um protesto registrado em cartório deve seguir uma série de procedimentos que não foram descritos na mensagem falsa. E mais, o ato de doar 10% de suas posses é não pode ser uma dívida pública, já que não se trata de uma obrigação.

A suposta carta que circulou pela rede possui em seu trecho citações ao Código de Processo Civil para dar um efeito verídico. O que não faz sentido, já que uma pesquisa simples mostra que o Art. 756 do CPC não trata de dívidas em protesto.É possível verificar ainda que há rabiscos no papel, simulando assinaturas. Mas não há nomes.

Conteúdos falsos como o desta “carta de protesto”, mesmo com a intenção de fazer humor podem acabar prejudicando uma instituição ou figura pública. No site oficial da IURD, o Bispo Edir Macedo publicou um texto para não deixar dúvidas sobre o ocorrido.

Esse tipo de conteúdo pode viralizar muito rápido por dois motivos: o de fazer humor, já que existe uma piada recorrente de que as instituições religiosas cobram muito mais de seus fieis do que apenas o dízimo. E outro que seria a difamação. Pessoas mal intencionadas pode se aproveitar da ignorância de outras para espalhar esse tipo de boato para causar medo ou indignação. Porém ambos seriam infundados.

Fonte:

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA – CASA CIVIL. Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015. Código de Processo Civil. Brasília, DF, Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13105.htm>. Acesso em: 22 jul. 2018.

METADADO DESCRIÇÃO
Título Falsa carta de protesto de dívidas relacionadas ao dízimo
Data Maio de 2017
Assunto Documento falso
Idioma Português
Tema Religião/Humor
Origem Blog humorístico
Autor Site G17
Atores Igreja Universal do Reino de Deus
URL https://web.archive.org/web/20110626033247/http://www.g17.com.br/noticia.php?id=75
Canal de veiculação Blogs/WhatsApp/Facebook
Formato Textual/Imagem
Relação Não há relação com fatos
Ranking Muito disseminado
Conjunturas de divulgação O texto e a “carta” podem voltar a circular com modificações e por outros meios de comunicação em caso de notícias de grande relevância sobre a IURD.