Uma notícia está circulando em sites e blogs afirmando que o leite da marca “Elegê” está sendo retirado do mercado por conter excesso de sangue, pus e toxinas. A própria constituição do texto da notícia levanta questionamentos sobre sua veracidade, pois são citadas várias fontes que não possuem nenhuma conexão com o suposto acontecido.

Inicialmente é citado um nutricionista português falando sobre malefícios da ingestão do leite, o autor da fake news supre parte da fala original em que o médico diz que os “malefícios” estão associados apenas ao consumo excessivo do leite. A reportagem completa com o nutricionista pode ser lida em PT Jornal, uma notícia de 2015, fonte do qual parte do texto da fake news foi copiado.

O texto prossegue citando um pesquisador de Harvard, David Ludwig e seus artigos afirmando que “os seres humanos não têm nenhuma exigência nutricional de consumo de leite animal”. Mais uma vez o autor fake news supre a informação de que o pesquisador é especialista em obesidade infantil e seus trabalhos falam da necessidade da amamentação materna da criança em detrimento da utilização de leite animal como complemento nutricional.

O único trecho da notícia que tem ligação com o título são duas linhas que dizem:

“Procon Carioca suspendeu, de forma preventiva, a venda do leite da marca Elegê na cidade, após denúncias de consumidores que se sentiram mal ingerindo o produto.”

O trecho foi retirado de uma notícia de 2014 que falava sobre a suspensão preventiva realizada pelo Procon do Rio de Janeiro da venda de um lote de produção das marcas Elegê, Líder e Parmalat perante a suspeita de contaminação. A imagem que ilustra a fake news também é desta época, já que as embalagens vendidas atualmente pela Elegê possuem um projeto gráfico diferente.

A notícia é falsa, não passa de uma colagem de informações e fontes de terceiros descontextualizadas para sustentar a releitura de uma notícia antiga.

METADADO DESCRIÇÃO
Título Leite “Elegê” é retirado do mercado por excesso de sangue, pus e toxinas
Data 2 Maio de 2018
Assunto Saúde – Contaminação
Idioma Português
Tema Saúde – Propaganda
Origem Site “Canal Mais Vistas”
Autor Roberta Moura
Atores Leite – Elegê– Procon
URL  Canal Mais Vistas , Os Cabeças da Notícia, Na Mídia News
Canal de Veiculação  Sites e Blogs
Formato Textual
Relação Não
Rank Viral: muito disseminado (Fake News original com mais de 30 mil visualizações)
Conjunturas de divulgação Uma releitura de notícia antiga que alcança grande visualização por tratar de contaminação alimentar, um tema que preocupa as pessoas.