O post mostra uma suposta interpretação sobre a fala de um professor universitário. O texto possui vários erros, como o uso do termo “macumba” que representa um tipo de árvore e um instrumento musical, e ainda que as comidas eram para “dar sustância” aos fugitivos; sendo que no culto cada orixá possui um alimento correspondente.

 

Esse tipo de informação inverídica costuma viralizar com muitos comentários e compartilhamentos devido ao apelo emocional que há na mensagem. As pessoas se sentem inclinadas a acreditar primeiro porque há uma chamada à autoridade, já que é creditada a informação a um professor de uma grande universidade. Em segundo lugar por se verem compadecidas do sofrimento que os escravos tiveram que enfrentar durante a colonização. E terceiro por se tratar de uma espécie de registro histórico que foi subjugado durante centenas de anos e que veio à tona atualmente.

Há a possibilidade de esse texto voltar a circular nas datas de 13 de maio (abolição da escravatura) e 20 de novembro (dia da consciência negra), por se tratar de um texto que visa explicar um costume. A história das religiões, principalmente as de Matriz africana, é tema de pesquisas acadêmicas. Muitos eventos históricos tiveram a influência direta ou indiretamente por meio de líderes religiosos e suas ações, o que faz com que fatos e inverdades se misturem.

Fontes:

AGUIAR, Janaína Couvo Teixeira Maia de. Os orixás, o imaginário e a comida no candomblé. Fórum Identidades, Itabaiana (se), v. 11, n. 1, p.161-170, jun. 2012. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/article/view/1834/1620>. Acesso em: 23 abr. 2018.

[RIO DE JANEIRO]. Márcia Sant’anna. Iphan (Org.). Escravidão no Brasil: os terreiros de candomblé e a resistência cultural dos povos negros. [2003]. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ip000004.pdf>. Acesso em: 23 abr. 2018.

BULHÕES, Leandro. Sobre oferendas e encruzilhadas: os vários lados de uma mesma história. 2017. Revista virtual Xapuri. Disponível em: <https://www.xapuri.info/historia-social/encruzilhadas-nota-leandro-bulhoes/>. Acesso em: 23 abr. 2018.

METADADO DESCRIÇÃO
Título É possível que as oferendas do candomblé seriam para escravos fugitivos?
Data Junho de 2017
Assunto Religiões de Matriz africana
Idioma Português
Tema Candomblé
Origem Facebook
Autor Autor desconhecido
Atores Praticantes da religião em potencial
URL Não se aplica
Canal de Veiculação Facebook
Formato Textual
Relação Não há
Rank Viral: muito disseminado
Conjunturas de divulgação A discussão aconteceu após um mal entendido sobre a fala de um professor numa palestra.