A notícia é sobre um vídeo que viralizou na rede mundial, no qual um garoto teria se fingido de morto para salvar uma outra criança no meio de um tiroteio na Síria. O vídeo começou a ser divulgado no YouTube no dia 10 de novembro de 2014, no canal Shaam Network S.N.N. e logo se espalhou pelas outras redes sociais. Alguns sites de jornalismo online divulgaram o vídeo como se fosse real, mas, na verdade, tratava-se de uma curta metragem dinamarquesa. O vídeo fora realizado como uma forma de alertar as pessoas sobre a guerra. Os sites que compartilharam o vídeo logo retiraram os links da internet após a descoberta de que a publicação não era real. No entanto, alguns sites ainda mantêm a notícia como se fosse uma cena real da guerra Síria.

Observa-se que a notícia foi publicada por um site que pode ser considerado uma fonte de informação auditada. Entretanto, o contexto propício para a pós-verdade fez com que o sensacionalismo evidenciasse uma significativa inverdade. O vídeo que apresenta o menino salvando uma garotinha durante a guerra da Síria foi produzido por um cineasta com o intuito de chamar a atenção das pessoas para a situação das crianças em cidades arrasadas pela guerra. Pode-se conjecturar que sua apropriação pelos leitores se dá pelo apelo popular que a história provoca. Sobretudo sua vinculação a uma fonte da imprensa respaldada pelos leitores é o elo fundamental para o não questionamento. Deve-se ressaltar, porém, que um dos elementos fundamentais para a verificação da qualidade e da veracidade da informação é seu conteúdo. Nesse caso a autoria do vídeo deveria ser evidenciada, para além das impressões que ele causa. Após a descoberta da verdade sobre a notícia, o site Pragmatismo Político publicou uma retratação com uma explicação.

METADADO Notícia 1
Título Menino se livra de disparos e finge estar morto para salvar garotinha síria
Data 2014
Assunto Síria – Guerra – Crianças
Idioma Inglês/Português
Tema Política
Origem Youtube e portais de notícias
Autor Site Pragmatismo Político
Atores Crianças sírias
URL Reportagem original
Canal de Veiculação Youtube – Facebook – Twitter
Formato Audiovisual e textual
Relação Sim – Guerra da Síria
Rank Viral: muito disseminado
Conjunturas de divulgação Criança que teria se fingido de morta para salvar outra criança no meio de um tiroteio na Guerra da Síria.